Luiza Reinehr

Gerente de Comunicaçãoluiza@origemmotos.com.br

Mobilidade elétrica com tecnologia brasileira de ponta

Brasília, 11 de abril de 2024

Nós somos a Origem, a primeira projetista e fabricante de motos elétricas do Brasil.

Surgimos em 2017, como uma startup em Brasília/DF, com a missão de democratizar o acesso à mobilidade elétrica na América Latina.

Entregamos mobilidade como serviço para empresas, frotistas, operadores logísticos e condomínios por meio de planos mensais de assinatura com custo fixo e sem caução. Nossos planos oferecem diversos benefícios orientados à necessidade de cada cliente. Emplacamento, impostos, gestão de frota, monitoramento em tempo real, moto reserva, quilometragem livre e trocas ilimitadas de baterias são alguns benefícios ao assinar uma moto da Origem.

Projetamos e fabricamos uma moto durável, inteligente e genuinamente brasileira, oferecendo a melhor escolha para uso profissional. Nosso objetivo é garantir uma ferramenta de trabalho para o piloto se mover livremente com segurança e baixo custo, promovendo justiça social e melhoria do ambiente urbano no país — sétimo maior mercado de motocicletas do mundo.

O desafio é grande: temos que entregar veículos com performance equivalente ou superior às alternativas a combustão, com uma solução de recarga eficaz e conveniente, em um arranjo financeiro saudável para os clientes. Já passou da hora de veículos elétricos deixarem de ser artigos de luxo.

Para isso, nos comprometemos com a construção da maior infraestrutura de recarga de veículos elétricos do país, buscando uma jornada sem interrupções para os pilotos.

As nossas Estações de Troca de Bateria (ETBs) são projetadas, fabricadas e instaladas pela própria Origem, sempre em locais estratégicos para a operação de nossos clientes.

Atualmente, contamos com mais de 100 ETBs espalhadas pelo DF.

Além disso, prevemos a expansão de nossas operações para uma nova cidade até o final de 2024.

Moto elétrica da Origem, estacionada em frente a um monumento com um piloto carregando um capacete se aproximandoNossas motos são projetadas para o uso profissional.

Sustentabilidade como origem e destino

Acreditamos que meios de transporte sustentáveis e economicamente acessíveis são um grande motor de mudança no mundo, capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Nossas motos funcionam com baterias, portanto, não emitem Gases de Efeito Estufa. Além disso, são silenciosas e contribuem para o conforto sonoro nos grandes centros urbanos, estacionamentos e condomínios.

Somos diferentes da indústria automotiva tradicional, que opera de forma linear, gerando receita e lucratividade com o pós-venda.

Praticamos economia circular em todo o ciclo de vida de nossos produtos, algo que só é possível devido à verticalização de nossa operação. Assumimos a responsabilidade por todas as etapas, da fabricação ao descarte.

Projetamos e produzimos componentes mecânicos e eletrônicos, desenvolvemos software, definimos e executamos a manufatura e a gestão das motocicletas. Tudo pensado para reduzir a necessidade de manutenção e reparo, aumentando a durabilidade e vida útil dos veículos.

A Origem é sinônimo de tecnologia sustentável, responsabilidade integral e ininterrupta sobre o produto, relacionamento transparente no pós-venda e comprometimento com a promoção do uso de energia limpa e renovável.

Em Julho de 2023, recebemos a certificação de Carbono Neutro na nossa operação de locação de veículos.

Nossa fábrica

Após levantar uma captação R$ 100 milhões de investimento em 2021, a Origem fundou sua própria fábrica na Zona Franca de Manaus. Com mais de 4.000 m² de área fabril, a planta adota o que há de mais moderno na indústria automotiva global, para alcançar a capacidade produtiva de 100 mil motos por ano.

Como parte de nossa política ESG, estamos empenhados em impactar positivamente diferentes estágios da nossa fabricação. Utilizamos práticas responsáveis de produção, minimizando o desperdício e adotando medidas de conservação de recursos, reciclagem, reuso, compensação de carbono e, futuramente, reflorestamento.

Solução inovadora em energia

Trabalhamos no constante aprimoramento de nossos modelos, bem como na estruturação de uma rede nacional de Estações de Troca de Bateria. Esta rede é o que garante eficiência no dia a dia dos pilotos, que não precisam esperar por horas pela recarrega das motocicletas.

A troca da bateria é muito simples: o piloto vai até uma estação, retira a bateria da moto dele e insere na estação; em seguida, retira uma bateria 100% carregada e coloca de volta na moto. Rápido e eficaz.

Estamos constantemente investindo em Pesquisa e Desenvolvimento para aprimorar nossos produtos e proporcionar mais segurança, autonomia e praticidade aos clientes. Combinando tecnologia de ponta e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, estamos moldando o futuro da mobilidade elétrica no país. Acreditamos que é possível empreender de forma consciente, promover mudanças positivas em nosso setor e inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo.

Como funciona a troca de bateria em uma ETB

Sobre a Origem

A Origem é a primeira projetista e fabricante de motos elétricas do Brasil.

Fundada em 2017, a empresa oferece planos de assinatura de motocicletas num arranjo de mobilidade como serviço.

Em sua própria fábrica, erguida em 2022 e equipada com tecnologia de ponta, a Origem produz motos elétricas inteligentes, duráveis e genuinamente brasileiras.

Para mais informações, visite www.origemmotos.com.br.